Arranjos: Africa (por Abner Andrade)
Enquanto preparo um novo arranjo, dou uma pausa para falar sobre um que fiz há um tempinho atrás, e creio que seja o meu favorito. Descobri a música Africa, da banda Toto, há não muito tempo, mas desde que ouvi pela primeira vez ela tem estado na minha cabeça. Apesar de ser uma música simples, é bem escrita e logo gruda na cabeça (mas será que não são justamente as simples que grudam e não saem mais?). Então decidi fazer um arranjo dela.

Essa música, na minha opinião, é principalmente de teclados, afinal, é da era dos sintetizadores. Têm-se o riff inicial, o solo no meio da música, enfim, todas essas partes inesquecíveis a serem transpostas para a partitura. O riff inicial escrevi para cordas (viola, violoncelo e contrabaixo), com o detalhe escrito para harpa, o que gerou um bom resultado.
O arranjo harmônico vocal dessa música é simplesmente incrível, e foi um dos desafios do arranjo dessa música. A linha principal do verso foi escrita para a flauta; o belíssimo refrão possui uma divisão para 4 vozes distintas, que foram escritas para flauta, oboé, clarinete e fagote. Essa parte escrevi com a ajuda de um tutorial que encontrei no YouTube, que pode ser acessado aqui.
O belíssimo som da harpa retorna no solo de teclado no meio da música. Essa parte sem dúvida foi o maior desafio do arranjo, tendo em vista a complexidade do solo, que usa as duas mãos do tecladista. Encontrei grande ajuda nesse cover muito bem feito e executado. Por fim, no último refrão da música um trio de metais é adicionado: a trompa reproduz o contraponto do vocal ("I bless the rains, I bless the rains, It's gonna take some time"); o bombardino e a tuba reproduzem o detalhe da guitarra, levemente modificado. O final da música decidi deixar bem simples, continuando o riff do início, porém terminando num belo tom menor.
Tire suas próprias conclusões! Assista o vídeo logo abaixo!
Comments