top of page

Conheça essa banda: Fémina (por Esdras R. Andrade)

Salve, salve, galerinha esperta do Aeroplane! Vai aí mais uma indicação de bandas legais desconhecidas.


Lendo a edição de 25/01/2018 do Jornal do Commercio (conhecido periódico de Pernambuco), sou informado que a banda argentina Fémina ("fêmea", em latim) fará a sua estreia no Brasil Rec-Beat 2018, realizado no Recife.


Atraído pela descrição do artigo sobre a banda, pesquiso e descubro que se trata de um trio de mulheres originário de San Martín de Los Andes, ragião da Patagônia, Argentina. Composto por Sofia Trucco (vocais, violão, ronroco), Clara Trucco (vocal, percussão e flauta transversa) e Clara Miglioli (voz, guitarra), o trio empreende uma mistura de funk, reggae, folk, hip-hop (acertei, Rafael?) e ritmos típicos de sua região de origem, como o candombe, chacarera, cumbia e rumba.

É claro que meu lado "Bamboleo" de pronto foi aguçado ao ler sobre as influências regionais do trio e, de pronto, pus-me a ouvir a discografia da banda. São apenas dois discos até agora lançados: "Deshice de Mi" (2011) e "Traspassa" (2014).


Ouvindo os trabalhos, de logo se percebe a eficiência vocal das cantoras, especialmente considerando a proposta mais rítmica e menos melódica das canções.


Quanto à fusão dos estilos citados, ela é logo percebida em faixas como "Buen Viaje", "El Olvido" e "Pero Es Locura", do álbum mais recente, e na faixa homônima do álbum de estreia. Na verdade, o Traspassa é consideravemente melhor que o Deshice de Mi (além de ter um encarte bem mais interessante).

O terceiro álbum de Fémina, dirigido pelo produtor britânico Quantic, já foi gravado em Nova York e passa pelo processo de pós produção, devendo ser lançado ainda este ano.


Enfim, foi bom ouvir esse som diferente.


No mais, acesse Aeroplane! Abraços!


Categorias
Artigos Principais
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Artigos Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page