top of page

Ouça Esse CD: Straight From The Heart (por Esdras R. Andrade)

Olá, amigos do Aeroplane! O disco que hoje indico para vocês é um trabalho que eu vinha querendo escutar há um bom tempo. Falo do disco mais bem sucedido da cantora e pianista americana Patrice Rushen, o Straight From The Heart, lançado em 14 de abril de 1982.


Patrice Rushen é uma das personalidades musicais mais talentosas dos Estados Unidos. Além das atividades acima descritas, Rushen também é compositora, produtora musical e multi-instrumentista, tendo como maiores influências o jazz e o R&B.


Straight From The Heart é o sétimo álbum solo da cantora, e também o mais conhecido de todos eles. Contendo apenas 9 faixas e menos de 40 minutos de duração, o álbum mostra extrema qualidade do ponto de vista técnico (gravação, mixagem e masterização), se considerarmos ter sido gravado entre os anos de 1981 e 1982 e um bom gosto incomum nas composições dos arranjos e nas interpretações vocais e instrumentais.


Destaque óbvio para a voz de Patrice, dotada de uma beleza e delicadeza que faz falta nos dias atuais, além de não pecar na afinação.


O álbum abre as portas com o hit mais conhecido de toda a discografia de Rushen, Forget Me Nots, com especial destaque para os slaps do baixo de Freddie "Ready Freddie" Washington.


A pegada funkeada continua nas faixas I Was Tired Of Being Alone e Al We Need, mantendo o nível de qualidade do trabalho.


Na quarta faixa temos o tema instrumental Number One, devendo-se atentar para a qualidade da composição das linhas melódicas e para os pianos de Rushen.


As coisas ficam mais sentimentais nas ótimas faixas Where There Is Love e If Only, remetendo ao melhor do flash back americano dos anos 80, como novo destaque para os ótimos arranjos.


Por fim, a última faixa do álbum é a mais interessantes: (She Will) Take You Down To Love. Composta apenas por violão, percussões e vozes, a canção parece ser uma “bossa nova americanizada” com especial enfoque para o ótimo arranjo harmônico.


Recomendo demais a ouvida de Straight From The Heart. Sem dúvida, um dos melhores álbuns dos anos 80. Partindo da motown dos anos 70, utilizando o melhor das harmonias do jazz e bebendo do romantismo dos anos 80, Patrice Rushen dá uma aula de álbum.


Ouça e tire a prova (mas nada de mp3). Muito obrigado e acesse sempre o Aeroplane!


Categorias
Artigos Principais
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Artigos Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page