Ouça esse CD: Automaton (por Esdras R. Andrade)
Com certeza um dos álbuns mais comentados de 2017 será o Automaton, da maior banda de acid jazz do mundo, a britânica Jamiroquai, lançado em 31 de março pela Virgin EMI.
Após 07 anos do lançamento do Rock Dust Light Star, a banda liderada pelo vocalista Jay Kay lança um álbum que, segundo o próprio cantor, é inspirado no estilo de vida do homem moderno, cada vez mais imerso no mundo tecnológico e na vida digital e, ao mesmo tempo, progressivamente mais distante das coisas realmente essenciais desta vida.

Esta referência ao digitalismo do mundo atual fica muita clara nas faixas Shake It On, Automaton (que dá nome ao trabalho e tem semelhanças curiosamente incríveis com a música La Isla Bonita, de Madonna) e Superfresh, investindo pesado no eletrônico ao estilo quase “boate”, o que fez, inclusive, com que a crítica aproximasse bastante o trabalho de Jamiroquai neste trabalho ao som do duo luso-francês Daft Punk.
Jamiroquai volta às raízes mais “funkeiras” nas faixas Something About You e Summer Girl, com especial desta que para o baixo de Paul Turner nas duas faixas (com um leve trastejado muito bem colocado).
Destaque, ainda, para a faixa Dr. Buzz, uma canção com arranjo interessante e uma intervenção ao final especialmente atraente do saxofone.
Enfim, trata-se de mais um interessante álbum a ser ouvido, de uma das melhores bandas em cena no mundo inteiro.
Ouça bastante e sempre acesse o Aeroplane.