Ouça Esse CD: The Singer and The Song (por Esdras Andrade)
“The Singer and The Song” (2005) – Air Supply
Air Supply é, talvez, o melhor duo musical que já existiu (digo “talvez” porque considero Simon & Garfunkel também um duo muito espetacular). Formada pelos músicos Graham Russel e Russel Hitchcock, a parceria musical iniciou-se no ano de 1975 para um musical na Austrália. Desde então, são dezenas de álbuns lançados por esta dupla, tendo emplacado diversos sucessos ao longo dos anos, sempre com músicas muito românticas, ao típico estilo dos anos 80.
Em 2005, completando 30 anos de carreira absolutamente exitosa, Air Supply lançou o álbum “The Singer and The Song”, no qual o duo regravou sucessos de sua jornada com uma característica especialmente pensada para o álbum: todas as faixas são apenas voz e violão.
Esta estratégia se mostrou meticulosamente importante para dar uma importância conceitual ao disco. Mais do que uma simples compilação de hits em um álbum comemorativo, The Singer and The Song propõe uma outra perspectiva sobre músicas que já entraram no folclore popular do chamado “flashback”. Sem os outros

instrumentos (incluindo baixos e bateiras sampleados, muito comuns nos anos 80), as novas gravações do disco permitem ao ouvinte perceber com mais clareza a beleza dos arranjos e letras pensados pelos compositores. Muitas pessoas consideram as músicas de Air Supply “bregas”, e, talvez, por isso, mostrá-las de outra forma possa torná-las mais significativas, do ponto de vista emocional.
O trabalho inclui singles mundialmente conhecidos do duo australiano, como “Lost In Love” (para mim a canção mais bonita do álbum), “All Out Of Love” e “Making Love Out Of Nothing At All”. Também se encontram outras canções não tão conhecidas, mas, ainda assim, muito bonitas e especialmente tocantes nesta nova roupagem, como “The One That You Love” e “Sweet Dreams”.
Recomendo a todos, sem medo de parecer um típico romântico dos anos 80, que ouçam Air Supply. Quem dera as músicas pretensamente românticas de nossos dias tivessem um pouco da singeleza destes homens tão importantes para a história recente da música popular.
Links: