Conheça Essa Banda: Mo'jama (por Esdras Andrade)
- Dec 12, 2014
- 2 min read
Logo no início das atividades deste site o meu camarada, e também editor deste site de pitacos musicais, Raul Andrade, publicou um artigo sobre a banda Frenesia (que nos dá hoje o prazer de compartilhar conhecimentos musicais), intitulando-o de “Uma Faísca de Funk no Brasil”.
Para minha grata surpresa, há algumas semanas descobri, quase que por acaso (enquanto lia uma edição do ano de 2003 da extinta revista “Cover Guitarra”), outra destas “faíscas”, que, neste caso, infelizmente, parece ter se apagado. Trata-se da banda paulista Mo’jama, que mandava ver nos grooves, especialmente no funky, mas que parece ter encerrado suas atividades já há alguns anos. Pelo menos é esta a impressão deste escritor.
Mo’jama era formada por Graça Cunha (Voz), Fernando Savaglia (Baixo), Evan Voutsoupoulos (Guitarra), Fabio Luchs (Bateria), Fred Godoy (Teclados) e Mauro Sanches (Percussão). Ao menos pelo que mostram os vídeos no youtube e pelo disco Pulsação, lançado pela banda em 2003, Mo’jama era uma ótima banda brasileira de funky.

“Pulsação”, lançado em março de 2003, é o único CD da breve carreira da banda. Nele podemos encontrar canções com uma pegada funky bem típica, sem economia de peso na cozinha (baixo e bateria), como nas faixas 7781, Pulsação e Blackout. Em Disco Transcendental encontramos uma pegada mais pop (ou até dance), mas que ficou estranha, de certa forma, por causa de uma sítara indiana que inicia e termina a faixa e que, perdoem-me, não caiu muito bem.
Já em Uma Curva e Essa é Pra Você os músicos do sexteto paulista investem na junção do samba com a black music, obtendo bons resultados.
No youtube podem ser encontrados interessantes vídeos do Mo’jama. Destaco, inicialmente, uma entrevista dos integrantes da banda ao Multishow (http://www.youtube.com/watch?v=AR7AngP8OjY).
É possível ver também um trecho de uma apresentação do sexteto no Sesc Pompéia, em São Paulo, no ano de 2003, no qual a banda manda a ver músicas que não entraram no disco Pulsação, inclusive com um cover de Jorge Ben Jor (http://www.youtube.com/watch?v=ci-8lM70Nng).
Mas eis que há outro vídeo que mostra o Mo’jama agora em 2009 e com várias mudanças na composição da banda, mas sem qualquer sinal de novos discos lançados (http://www.youtube.com/watch?v=Uj9nXSw9LX8). No mais, não encontrei quaisquer outras informações desse pessoal.
Resta dizer, por fim, meu caro leitor (e meu caro Raul), que me parece que há mais faíscas de funky no Brasil do que pensamos (ainda bem). Torçamos para que mais surjam para alumiar a escuridão na qual jaz a cultura musical de massa dos nossos dias.
7781
Blackout
Pulsação






















Comments