top of page

Versões e Regravações: Gipsy Kings (por Esdras Andrade)


Gipsy Kings - Aeroplane

Gipsy Kings é uma banda de rumba flamenca oriunda do noroeste da França, e considerada o maior expoente da música cigana (ou gitana) de todos os tempos. Os músicos do conjunto são integrantes de duas famílias de mariachis: os Reyes e os Bailardo.


O conjunto iniciou sua carreira internacional no ano de 1982 com o disco Allegria. Durante os anos 80, o grupo embalou músicas que fizeram muito sucesso por todo o mundo, como Bamboleo e Djobi Djoba. Atualmente, entretanto, os ciganos flamencos passam por uma fase de menos badalação, fazendo shows, principalmente, na Europa Ocidental e no Sul dos Estados Unidos.


Conheci Gipsy Kings pelos idos de 2009/2010, quando começava a descobrir os prazeres dos ritmos latinos. O som da banda é muito diferente de tudo que comumente se ouve em qualquer lugar do mundo, principalmente porque conjunto é feito por 7 violões latinos de base que tocam revezando o tempo da batida, fazendo com que se tenha a impressão de um som que se repete a todo instante, sem que se perca a percussividade produzida pela “batida” feita contra o violão, produzindo um som agudo que simula uma caixa de bateria.


Há dois personagens marcantes da banda: um é o vocalista Nicolas Reyes, com sua voz rouca e, principalmente, uma habilidade incomum de flertar entre várias notas em um mesmo acorde, algo bem típico da música cigana. Outro fator muito positivo da banda é o violonista solo Tonino Bailardo, que sola durante todas as músicas de Gipsy Kings e é o responsável pela composição de várias músicas instrumentais da banda. Seu violão é como um cantor solo. Fica até difícil demonstrar satisfatoriamente por meio de um artigo como a música de Gipsy Kings é particularmente e inusitadamente bela. Só ouvindo mesmo pra poder tirar a prova.


A princípio quero só destacar uma das características marcantes da banda: as excelentes escolhas para regravações e adaptações. Ao longo de sua discografia, os ciganos fizeram alguns covers em músicas consagradas de outros artistas, dando a elas uma roupagem completamente nova, cheia dos componentes latinos e da música cigana.


Dou apenas três belos exemplos de grandes covers de Gipsy Kings. O primeiro é a música Volare, uma versão em espanhol da música italiana Nel Blu Di Pinto Di Blu, do cantor Domenico Modugno. Outra excelente versão de Gipsy Kings é A Mi Manera, um cover de My Way, do ícone Frank Sinatra, com uma participação particularmente decisiva de Tonino Bailardo. Por fim, Gipsy Kings regravaram Hotel California, dos Eagles que, das três, é aquela que tem maior “clima latino”, o que, por sinal, foi bastante favorecido pelo arranjo original, mantido na regravação, que, surpreendentemente, caiu como uma luva na versão cigana desta grande canção.


Ouça: Volare




Ouça: A Mi Manera




Ouça: Hotel California



Categorias
Artigos Principais
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Artigos Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page