Conheça Essa Banda: Frenesia (por Raul Andrade)
UMA FAÍSCA DE FUNK NO BRASIL
“O morro do dendê é ruim de invadir, nóis cum as alemão vamo nos divertir”, não, se você ainda acha que isso é FUNK, você provavelmente também ainda acredita em um novo sucesso de Felipe Dylon. O Funk ou Funky é bem diferente do chamado “FunkCarioca”, o funk foi criado por volta das décadas de 50 e 60, ele e como boa parte dos estilos de Rock é derivado do R&B (rhythm and blues). Um dos pioneiros do gênero foi o gênio James Brown, ele juntamente com bandas como Funkadelic, e Red Hot Chili Peppers (primeiros discos), formaram um bom alicerce para o que conhecemos hoje como FUNK.
Pois bem, se você é como eu que sabe distinguir bem o verdadeiro Funk do “FunkCarioca”, pra entender o Funk Rock não é preciso muito, nessa variação, a guitarra tem o teor de distorção um pouco maior em relação ao original, e o baixo elétrico tem um papel muito mais destacado e visível na música, talvez esse seja o estilo de Rock que mais valorize o baixo. Deixando de querer ser o professor de música que não sou, vamos ao que importa.
A banda que trago hoje é o FRENESIA, tem um som bem puxado para o Funk – Funk Rock, eu gostei bastante e recomendo pra quem curte o estilo. Abaixo trago as músicas que mais gostei do EP BOLADO:
Sweet Little Funk
Matador de Galinha
Sr. Frenético
A guitarra tem uma pegada bem firme, muito característico do gênero e semelhante com o que fazia John Frusciante na guitarra nos álbuns Mother’s Milk e no Blood Sugar Sex Magik, em outras faixas o guitarrista executa bem uma guitarra mais parecida com o estilo que James Brown colocava em suas músicas.
![](https://static.wixstatic.com/media/d69298_4c06628f9f164290b144e80110dc40cd~mv2.jpg/v1/fill/w_722,h_711,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/d69298_4c06628f9f164290b144e80110dc40cd~mv2.jpg)
Nesse EP o vocalista mostra uma coisa interessante e legal que ocorre no FUNK, ele alterna muito entre trechos “falados” e cantados, esse gradiente de melodia torna a música mais interessante e cria um diferencial entre os outros estilos.
Resumindo, recomendo essa banda e esse EP, e que eles continuem com esse estilo que ultimamente é coisa rara, tanto no meio nacional quanto internacional. E Se você curte um bom Funk Rock como eu, acompanhe sempre nossa página no Facebook, e o nosso site, sempre trarei atualizações sobre esse estilo, e já tenho outras bandas na agulha.